OZONIOTERAPIA
A ozonioterapia tem sido muito utilizada na medicina veterinária, e essa técnica consiste em aplicar o gás ozônio (O³) como agente terapêutico. Por ser uma técnica simples, de baixo custo, baixo risco e alta eficiência é usada para muitas enfermidades. Os principais efeitos da ozonioterapia são:
Efeito antimicrobiano (efeito direto em bactérias, fungos e vírus); Regula o sistema antioxidante (age como um agente oxidante e estimula o próprio organismo a produzir substâncias antioxidantes); Melhora a oxigenação e perfusão tecidual;
Tem efeito antálgico, analgésico e anti-inflamatório;
Regula o metabolismo;
Modula o sistema imunológico.
A forma de aplicação e a concentração do gás são itens importantes para o uso correto e seguro da técnica, e devem ser escolhidos por um médico veterinário devidamente capacitado e treinado.
Para a ozonioterapia os equipamentos necessários são: gerador de ozônio, cilindro de oxigênio, seringas e mangueiras de silicone.
As principais vias de aplicação do gás de ozônio:
? Pode ser usado de forma local:
* Subcutâneo;
* Intramuscular;
* Intra-articular;
* Auto hemoterapia menor (sangue ozonizado);
* Bagging (bolsa).
? Pode ser usado de forma sistêmica:
* Auto hemoterapia maior;
* Soro ozonizado por via endovenosa;
* Insuflação retal.
? Pode ser usado em forma de óleo de girassol ozonizado, que tem efeito terapêutico em feridas e lesões de pele.
A ozonioterapia é uma técnica que tem sido muito utilizada no tratamento de diversas doenças ortopédicas, neurológicas, infecciosas, dermatológicas, entre outras, sendo elas crônicas ou agudas. A frequência de aplicação depende dos sinais clínicos e das comorbidades do animal, mas em geral são feitas de 1 a 2 vezes por semana.